HomeMundo TechOs 5 fascinantes conceitos de ficção científica que podem se tornar realidade.

Posts Relacionados

Os 5 fascinantes conceitos de ficção científica que podem se tornar realidade.


Será que os sonhos mais loucos da ficção científica já estão se tornando realidade? Apesar de parecerem ideias tiradas de filmes e series, muitos conceitos fascinantes da FC estão muito mais próximos do que imaginamos. Neste artigo, vou te mostrar 5 desses incríveis conceitos que já têm base teórica e até protótipos no mundo real. Vamos mergulhar nesse universo paralelo de possibilidades?


Buracos de minhoca: Atalhos hipotéticos no espaço-tempo que poderiam permitir viagens instantâneas entre pontos distantes do universo. Apesar de improváveis, avanços em detectores de ondas gravitacionais podem nos ajudar a localizá-los.

Raios tratores: Essa tecnologia de atração eletrostática, vista em naves da ficção, já tem um protótipo real que pode ajudar a limpar o lixo espacial. Porém, ainda falta financiamento para colocá-lo em prática.

Teletransporte quântico: O processo de “desmaterializar” e “rematerializar” pessoas, tão comum na ficção, já é uma realidade no mundo quântico. A IBM afirma que consegue copiar o estado quântico de partículas a distância.

Buracos de minhoca: a porta para outros cantos do universo

Desde que o físico Albert Einstein e o matemático Nathan Rosen propuseram a teoria das “pontes Einstein-Rosen” em 1935, os buracos de minhoca fascinam a imaginação dos fãs de ficção científica. Esses atalhos hipotéticos no espaço-tempo seriam como túneis que dobram o tecido do universo, permitindo viagens instantâneas entre pontos distantes.

Uma das representações mais famosas desses buracos de minhoca aparece no filme “Interestelar”, de 2014, quando a tripulação da nave Endurance consegue atravessar um deles para chegar a um sistema estelar remoto. Apesar de toda a fantasia envolvida, a teoria por trás desse conceito é real e vem sendo estudada há décadas.

O problema é que, segundo os cálculos, as forças descomunais em torno desses buracos de minhoca provavelmente os destruiriam antes que qualquer nave pudesse passar por eles. Mesmo assim, a nova geração de detectores de ondas gravitacionais, como os observatórios LIGO, Virgo e KAGRA, pode ajudar a localizar esses fenômenos, caso eles realmente existam no universo.

Raios tratores: limpando o lixo espacial

Os 5 fascinantes conceitos de ficção científica que podem se tornar realidade.
Os 5 fascinantes conceitos de ficção científica que podem se tornar realidade.
Outra tecnologia presente em diversas séries e filmes de ficção científica são os raios tratores. Essa ferramenta fictícia permitia às naves da Frota Estelar da série “Jornada nas Estrelas” remover detritos espaciais e até resgatar outras naves danificadas.

Pois bem, essa mesma tecnologia de atração eletrostática já tem uma versão real. Em outubro do ano passado, um protótipo desse “raio trator” foi apresentado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O objetivo é usar essa atração para empurrar com segurança o perigoso lixo espacial, que ameaça satélites e outras naves, para fora da órbita da Terra.

No entanto, esse projeto ainda depende de financiamento para sair do papel. Apesar dos avanços, a limpeza da nossa órbita baixa segue sendo um desafio complexo e caro, que exige soluções inovadoras como essa.

Teletransporte quântico: desmaterializar e rematerializar

Continuando nossa jornada pelo “espaço, a fronteira final” (frase de abertura de “Jornada nas Estrelas”), chegamos a um dos recursos mais desejados pelos fãs: o teletransporte. Nessa tecnologia fictícia, as pessoas eram convertidas em um padrão de energia, transmitidas a um local de destino e rematerializadas.

Pois bem, esse processo de “teletransporte” já existe no mundo real, só que em escala quântica. Segundo a IBM, é possível copiar o estado quântico exato de uma partícula, como um fóton, e transmiti-lo a outra partícula, mesmo a quilômetros de distância. Esse fenômeno é chamado de “emaranhamento quântico” e destrói o estado quântico da primeira partícula, que parece ter sido “teletransportada”.

Claro que ainda estamos longe de poder enviar pessoas ou objetos macroscópicos por esse método. Mas os avanços da física quântica têm nos aproximado cada vez mais desse sonho da ficção científica.

Viagem no tempo: paradoxos e possibilidades

Os 5 fascinantes conceitos de ficção científica que podem se tornar realidade.
Os 5 fascinantes conceitos de ficção científica que podem se tornar realidade.
Outra ideia recorrente na ficção científica é a da viagem no tempo. Filmes como “De Volta para o Futuro” exploraram essa possibilidade, mas também trouxeram inevitáveis paradoxos. Afinal, será que o Doc teria construído sua máquina do tempo se não tivesse sido visitado pelo Marty do futuro?

Apesar desses quebra-cabeças lógicos, a teoria da relatividade geral de Einstein mostra que a viagem no tempo é, de fato, possível. Em 1974, o físico Frank Tipler propôs um projeto chamado “Cilindro de Tipler”, que, segundo seus cálculos, poderia distorcer o espaço-tempo a ponto de permitir essa façanha.

Claro que o Cilindro de Tipler teria que ser gigantesco (97 quilômetros) e extremamente denso para funcionar, então ainda estamos longe de vê-lo sair do papel. Mas a teoria por trás dessa ideia é real e vem sendo estudada por físicos do mundo todo.

Universos paralelos: uma realidade à parte

Por fim, uma das ideias mais populares da ficção científica moderna são os universos paralelos. Essa possibilidade é abordada em diversos filmes e séries, que exploram as implicações de existirem múltiplas realidades coexistindo lado a lado.

Surpreendentemente, essa noção de universos paralelos tem base em teorias físicas bem estabelecidas. Segundo elas, esses “multiversos” seriam outras regiões do “tecido infinito do espaço”, geradas pela chamada “inflação eterna” após o Big Bang.

Inclusive, existem indícios observacionais que podem comprovar a existência desses universos paralelos. Um exemplo é o misterioso “ponto frio” detectado no fundo cósmico de micro-ondas pelo satélite COBE, da NASA, em 1998. Essa região inexplicavelmente mais fria do espaço poderia ser uma “cicatriz” de uma colisão entre nosso universo e um universo vizinho.

Então, como você pode ver, muitos desses conceitos fantásticos da ficção científica já têm base teórica e até protótipos reais. Será que em breve poderemos ver esses sonhos virando realidade? Fique ligado, pois essa é uma fronteira que a ciência vem explorando cada vez mais!

Gostou do conteúdo? Então, conte para a gente em nossas redes sociais, quais desses conceitos da ficção científica você gostaria que já fosse realidade. Aproveite também para descobrir se a física quântica no filme do Homem-Formiga está certa ou errada. Clique aqui para assistir o vídeo!


Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/280980-conceitos-ficcao-cientifica-teoria-possiveis-descubra.htm

Os 5 fascinantes conceitos de ficção científica que podem se tornar realidade.
Os 5 fascinantes conceitos de ficção científica que podem se tornar realidade.
Os 5 fascinantes conceitos de ficção científica que podem se tornar realidade.
Os 5 fascinantes conceitos de ficção científica que podem se tornar realidade.

Últimos artigos